O Saccottini Campeiro foi elaborado por Cezar Augusto Rosin
Foram 50 pratos disputando as eliminatórias municipais até se chegar aos oito pratos finalistas da etapa regional: Escondidinho Tropeiro - Passo Fundo; Entreverado Campeiro – Ernestina; Ovelha Atolada – Coxilha; Carpa Recheada - Ronda Alta; Porco Recheado e Desossado – Rondinha; Matambre Encilhado – Pontão; Polenta Assada com Costelinha de Porco - Almirante Tamandaré, além do vencedor Saccottini Campeiro, representando Sarandi. Cada prato apresentado tinha uma história por trás, relembrando, especialmente, a colonização e os antepassados da região.
O Saccottini Campeiro foi elaborado por Cezar Augusto Rosin. De acordo com ele, até se chegar ao resultado final de um prato, há muito empenho, pesquisa e um trabalho sério sendo realizado. Rosin é natural de Sarandi, mas já morou na Itália durante anos, oportunidade em que trabalhou na área da gastronomia.
O concurso
Promovido pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição, o concurso gastronômico teve como objetivo o resgate da cultura e das tradições regionais, bem como o aprimoramento de técnicas gastronômicas e a divulgação da preparação culinária típica dos municípios e da região, fortalecendo o turismo.
Coordenadora do Fórum, a representante da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF) Munira Awad avaliou positivamente o trabalho. "Nossa intenção é futuramente criar uma rota gastronômica, mas a iniciativa já valeu por movimentar todos esses municípios e mostrar o potencial de cada um", considera. Munira lembra que os indicadores mundiais dão conta de que o turismo faz parte da sustentabilidade econômica dos municípios, o que também passa pela gastronomia.
O Fórum
O Fórum da Microrregião Cultura e Tradição é o órgão consultivo e deliberativo para fomentar o desenvolvimento do turismo regional, do qual fazem parte os seguintes municípios e entidades: UPF, Acisa-PF, Prefeitura de Almirante Tamandaré do Sul, Assecor-PF, Prefeitura de Coqueiros do Sul, Prefeitura de Coxilha, Prefeitura de Ernestina, Prefeitura de Passo Fundo/Funzoctur, Prefeitura de Mato Castelhano, Prefeitura de Pontão, Prefeitura de Ronda Alta, Prefeitura de Rondinha, Prefeitura de Sarandi, Prefeitura de Sertão, Sistema S –SESC, Sistema S – SENAC, Sindicato dos Hotéis Bares Restaurantes e Similares-PF, Fazenda Tropeiro Camponês (iniciativa privada), Guia Fácil Tur (iniciativa privada).
A receita vencedora
Em sua ficha de inscrição, Rosin descreveu o que é o Saccottini. "Um produto inovador e de fácil preparo, contendo a cultura italiana e a gaúcha juntas, o Saccottini Campeiro é um invólucro feito de massa, contendo, no seu interior, um saboroso recheio de carne mista, metade simbolizando o gado dos pampas e metade a famosa linguicinha campeira".
Confira a receita:
Saccottini campeiro
Ingredientes:
Da massa – farinha especial, farinha de grano duro, ovos e água mineral.
Do recheio – carne suína, carne bovina, cebola, alho e tempero verde,
Modo de preparo:
Em uma frigideira coloque aproximadamente 2 colheres de sopa de manteiga e uma pitada de sal. Quando a manteiga estiver bem líquida, coloque 5 folhas de sálvia e deixe dourar por 1 minuto em fogo baixo. Reserve.
Em uma panela coloque 3 litros de água e deixe ferver, depois coloque 1 colher de sopa de sal, despeje o pacote de saccottini, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos ou quando estiver "al dente" (meio durinha), escorra e depois una com o molho da frigideira.
Fonte: Assessoria de Imprensa UPF e Diario da Manhã
Postar um comentário
Voltar ao blog